Ir para a Home
Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025

Em Campos Verdes, população promove grande caminhada em defesa do garimpo de esmeraldas



Em Campos Verdes, população promove grande caminhada em defesa do garimpo de esmeraldas

 

 

A manifestação pró-garimpo reuniu centenas de pessoas que percorreram a principal avenida da cidade, terminando com uma grande concentração na Câmara de Vereadores

 

Com o grito “Somos todos Garimpeiros”, moradores de Campos Verdes e cidades vizinhas se mobilizaram em uma grande caminhada que tomou conta da principal avenida da cidade no fim da tarde de ontem, 05 de novembro, segunda-feira. 

 

A manifestação não contou apenas garimpeiros, mas também com pessoas da iniciativa privada, comerciantes, professores, líderes políticos, enfim, representantes de diversos setores da comunidade que seguiram o trajeto à pé, de motos e carros. O objetivo principal da manifestação foi a defesa do garimpo e suas mineradoras, que sofrem ameaças de fechamento devido a denúncias de supostas irregularidades.

 

A caminhada saiu do Posto do Manoel Satim, seguiu pela principal avenida da cidade até a Feira do Rato, como é conhecido o local de comercialização das esmeraldas na cidade e voltou para a Câmara Municipal, onde ocorreu uma sessão ordinária, cuja pauta contemplou questões relacionadas ao garimpo de esmeraldas no município. O plenário da Casa ficou lotado de pessoas que portavam faixas e cartazes com dizeres em prol da continuidade do garimpo no município.

 

Após a sessão, nossa reportagem conversou com o vereador Jalmar Araújo Souza, popularmente conhecido por Maia, que também é garimpeiro. 

 

“Nós precisamos abrir as minerações que estão fechadas e não fechar as atuais que estão funcionando. É muito importante a população manifestar sua revolta com as denúncias covardes de pessoas que não têm compromisso com o município de Campos Verdes e que estão aqui apenas para prejudicar os pais de família. Essa caminhada prova que Campos Verdes depende do garimpo e o garimpo depende de Campos Verdes”, disse o vereador.

 

Sobre seu posicionamento em relação a caso, ele disse: “Nós não podemos cruzar os braços e eu, como filho dessa cidade, vereador e garimpeiro que sou, vou empunhar essa bandeira em defesa do garimpo. Eu sempre representei o garimpo, sou comprador de pedras, lavo xistos. Parabenizo cada morador pela participação e quero reafirmar que vamos lutar juntos até o fim, para manter o garimpo e suas mineradoras abertas. Fechar nunca, abrir sempre, esse tem que ser nosso lema. Não podemos nos curvar diante disso”, finalizou o parlamentar.  

 

É importante destacar, que desde o seu surgimento no inicio da década de 80, o garimpo de Campos Verdes tem passado por declínios consideráveis, entretanto, de certo tempo pra cá, cerca de um ano meio, essa história vem mudando e o garimpo de esmeraldas de Campos Verdes “deu uma reagida”, expressão comumente usada entre os garimpeiros para dizer que melhorou, pois novos investidores têm buscado parcerias para voltar a investir na exploração da pedra preciosa no município.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
POLÍTICA Gestão bem avaliada: Dr. Rogério atinge 79,60% de aprovação em Campos Verdes Levantamento realizado pela Directa Pesquisas revelou que o prefeito de Campos Verdes, Dr. Rogério, tem 79,60% de aprovação popular, confirmando o respaldo da população à sua gestão.
POLÍTICA Leandro Trindade mostra força política e articula R$ 150 mil em investimentos para Campos Verdes O jovem vereador Leandro Trindade tem se destacado pela atuação proativa e comprometida em Campos Verdes.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás